Relíquias dum passado histórico, os castelos parecem falar quando os observamos e recordamos a grandeza do heroísmo ou da tragédia de que foram cenário.
 

Na diversidade da sua localização e na variedade da sua concepção encontramos sempre um motivo ou um recanto, uma torre ou uma lenda que, na nudez das pedras e pelo mistério das personagens, permenecem na memória coletiva dos povos.

Mas ainda existem muitos castelos quase desconhecidos, que não podem incluir-se no tradicional modelo romano ...

 
              

CASTELO DE ST. OLAVO - Situado a sudeste da Finlândia, foi construído em 1475 para proteção da região da Savónia contra o imperialismo da Rússia, que o ocupou na guerra com a Suécia, desde 1743 até 1812.

 

            

 CASTELO  TABARKA - Situado no topo duma ilhota rochosa da Tunísia, foi construído em meados do séc.XVI pela família genovesa Lomellini, que colonizou ab região perto da fronteira com a Argélia. Em 1940 ficou concluída a ligação com o continente, tendo antes sido instalado um farol.

 

by Feliciano Flor
Visualizações: 8709

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Filatelia Borboletas:

Extratos da Coleção Temática “Voa, Voa, Borboleta”, com 5 quadros, e de 2 coleções Um Quadro - Maximafilia: “Esvoaçar” e “ Nomes”.

Flores e Castelos:

FLORES - 3 novos artigos: “Por montes e vales” (35 imagens), “Ramo de Flores" (25 Postais - Maximafilia), e "Flores do 1º Dia" (Envelopes).

CASTELOS - 3 artigos, reformulados: "História e Filatelia" (17 imagens) - Filatelia Portuguesa; "Castelos da Europa" (20 postais) e "Castelos de Portugal" (10 Postais) - Maximafilia. 

O Dragão :

Informação e muitas imagens: O Mito e a sua representação desde as Civilizações Clássicas.

 

NOVIDADES

Pequenos artigos de conteúdo mais especializado, reportados a qualquer dos temas.

Em ÚLTIMAS acede diretamente aos artigos que recentemente foram criados ou reestruturados.

 

 

 

by Feliciano Flor
Visualizações: 10012

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

        CASTELOS DE PORTUGAL     -    em Postais Máximos  

No séc. X, D. Mumadona mandou construir uma torre, com muralha circundante, para defesa do Mosteiro de S. Mamede, na colina dos Vimaranes. No CASTELO DE GUIMARÃES, por ordem do Conde D. Henrique foi erguida a Torre de Menagem, no séc. XII, e mais tarde as três torres castrenses.
 
 
 Postal editado pelo Centro de Caridade "Nossa Senhora do Perpétuo Socorro"- Porto.  Selo taxa 22$50, que formou o 2º grupo com o do castelo de Bragança da série com 18 castelos, em que foram emitidos 6 selos por ano desde 1986 a 1988, desenhados por José Luis Tinoco e J. Bènard Guedes, litografados em papel esmalte pela INCM e com denteado 12 X 12 1/2 . Carimbo do 1º dia de circulação - 10/4/86, aposto em Guimarães.
 
Ler Mais

Sobre o Autor

me

Sou um Beirão, nascido em Trancoso, na rua que tem o nome do poeta Bandarra, e resido no barlavento algarvio depois duma carreira pública de magistrado, dirigente e jurista.

 

 

 

 

Ler Mais

Quem esta online?

Temos 2 visitantes e 0 membros em linha

Contactos