Relíquias dum passado e monumentos para o futuro, os castelos parecem falar quando os observamos e recordamos a grandeza do heroísmo ou da tragédia de que foiram cenário. 
Na diversidade da sua localização e na variedade da sua conceção, encontramos sempre um motivo ou um recanto, uma torre ou uma lenda que, na nudez das pedras e pelo mistério das personagens, permanecem na memória coletiva.
 
Ainda existem castelos quase desconhecidos, que não se incluem no tradicional modelo romano ...
 
            
 

          CASTELO DE SANTO OLAVO - Situado no sudeste da Finlândia, foi construído em 1475 para proteger a região da Savoia contra o imperialismo da Rússia que, três séculos depois, o ocupou desde 1743 até 1812, após a guerra contra a Suécia.

          

      CASTELO DE TABANKA - Situado num ilheu rochoso da Tunísia, perto da fronteira com a Argélia, foi construído em meados do séc. XVI pela família genovesa Lomellini, que colonizou a região. Em 1940 ficou concluída a ligação com o continente, tendo antes sido instalado um farol.
 
 
 
 
by Feliciano Flor
Visualizações: 5394

Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa

               Castelos da Europa

    As diversas peças que se agrupam neste artigo, com apontamentos informativos,constituem a segunda parte do trabalho "História e Filatelia", abrangendo apenas emissões do Reino Unido, da França, da Itália e da Espanha. Pelas referências histórica e filatélica, reunindo valiosa mostra de elementos, escolhi um famoso castelo romeno para início desta abordagem.
 

       O castelo Hunyady, mais conhecido por "Castelul Corvin", foi construído em estilo gótico, no séc. XIV, pela família Anjou, tendo sido oferecido pelo Imperador Segismundo à família Corvin, em 1409. O Príncipe Vlad III, esteve ali aprisionado (durante 7 anos) por John Hunyadi que terá executado seu pai Vlad II Dracul, em 1462. O castelo-palácio (com 50 salas) foi inspiração para a obra "Conde Drácula" de Bram Stoker, sendo atualmente Museu e Monumento Nacional. 

      

Postal Máximo Triplo, pela concordância das imagens (postal, selo e carimbo). "Carte Postala" executado pelo "Cercul Filathelic de Hunedoara", tendo o nº 42 no verso, com tiragem de 500 ex., para comemorar o 25º aniversário da  Exposição "Corviniana", mostrando o carimbo aposto a data de 19 - IX - 1983. O selo foi emitido em 1982, tendo a referência Yvert 3236, mostrando na parte inferior do emblema a figura dum corvo e uma faixa com a legenda "Hunedoara" - cidade que deu nome ao distrito, na zona ocidental da Roménia.

Ler Mais
by Feliciano Flor
Visualizações: 1977

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

                      História e Filatelia

        A temática dos castelos poderá proporcionar uma abordagem bastante ampla com a posibilidade de utilizar diversas peças filatélicas, numa pequena coleção de "Um Quadro".  Na primeira parte deste artigo apenas se recorreu à filatelia portuguesa, enquanto na segunda se mostram peças filatélicas do Reino Unido, da França, da Itália e da Espanha. 

                  O castelo de Évora Monte foi conquistado aos mouros em 1160, por Geraldo, o Sem-Pavor. Tem planta quadrangular e torres cilíndricas nos ângulos, com 3 pisos assinalados por cordões simbólicos que se atam em laço sobre a entrada. D. Dinis ordenou a reconstrução do castelo originário, mas o terramoto de 1531 destruiu a torre de menagem e a atual edificação deve-se a D. Jaime, Duque de Bragança. Neste castelo foi celebrada a Convenção de 1834, termo das lutas entre absolutistas e liberais.  

                     

    Inteiro Postal comemorativo do 7º Centenário (Março de 2006). Taxa paga de 0,30 €, apenas para Portugal.

Ler Mais

Sobre o Autor

me

Sou um Beirão, nascido em Trancoso, na rua que tem o nome do poeta Bandarra, e resido no barlavento algarvio depois duma carreira pública de magistrado, dirigente e jurista.

 

 

 

 

Ler Mais

Quem esta online?

Temos 7 visitantes e 0 membros em linha

Contactos