Pré-Filatelia Borboletas

by Feliciano Flor
Visualizações: 1193

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

  A temática BORBOLETAS inciou-se em 1948, com a emissão "Fauna e Flora" do Chile, folha com 25 selos diferentes, constando o da borboleta "Castnia eudesmia" - Mariposa del Chagual (2ª posição na 2ª fila).

            

 Para outros filatelistas, apenas em 1950 teve início, com o selo único monocromático da série básica de Sarawak, emitido em 3 de janeiro, com a espécie "Troides brookiana", tendo ao lado o busto do rei George VI, ou com a primeira série "Pro Juventute", policromática e emitida na Suiça, em 1 de dezembro, com três espécies de borbolketras (Vanessa atalanta, Catocala fraxini e Colias palaeno) acompanhados de dois outros selos - o de um insecto (abelha) e o da personalidade homenageada - Theophil Sprcher von Bernegg (político e comandante-chefe das forças armadas).

                        

 

                      

 

        As primeiras imagens duma borboleta nos selos foram de uma espécie diurna na emissão do Hawaii cerca de 1893, enfeitando o penteado da rainha Lili'uokalani, no selo com o seu busto em formato oval, e de uma espécie noturna na emissão da colónia holandesa Curaçao em 1903, ilustrando os cantos superiores do selo com o busto em formato circular da rainha  Wilhelmina (Guilhermina) dos Países Baixos, que reinou desde 1890 a 1948.

  

                                

 

 

 

                              

 

        Anteriormente às emissões dos selos temáticos, poderemos encontrar imagens de borboletas na ilustração de outras peças filatélicas, por exemplo os telegramas, como os utilizados pela companhia americana Western Union nos anos 40 do séc. XX.

                      

 

 No entanto foram os carimbos os percursores do voo filatélico das borboletas, como o aposto em 13 de novembro de 1937, data de receção desta carta expedida da Holanda para Bandung - Indonésia, depois devolvida para Amesterdão, conforme se conclui dos carimbos postais no verso do envelope.