Flores do Primeiro Dia

by Feliciano Flor
Visualizações: 4027

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

                 FLORES DO PRIMEIRO DIA

          Escolhi este título para apresentar na última Exposição ALGARPEX 2015 uma coleção de 31 envelopes do primeiro dia de circulação, com temática "Flores". Mostram-se alguns neste artigo, bem como pequenos textos que justificaram o objetivo e os capítulos da coleção

 

 

       A simplicidade e a beleza natural contra a máquina impiedosa da sociedade de consumo. Alegria e cor em protesto num quotidiano estilizado e sombrio. Esta é a mensagem dos selos da temática FLORES.

      O Sobrescrito de Primeiro Dia, mundialmente designado pelas iniciais FDC - First Day Cover, é uma importante peça filatélica que merece estudo e tratamento diferenciados com vista à ciação duma nova "Classe Filatélica", tal como acontece com a Maximafilia. Não pode ser apenas uma das peça dum conjunto formado com selos e blocos nos limites da folha A4, nem deve continuar na globalizadora "Classe Aberta". 

         

 

                 

 

       1.  Numa peça filatélica, os selos representam o conteúdo fundamental para a sua "qualificação", podendo constar apenas um ou alguns. Normalmente, apresenta todos os selos da série emitida, separados como no FDC que antecede ou reunidos num "Bloco" da mesma emissão, como se verifica no FDC seguinte.

  Assim, o valor do FDC aumentará com a totalidade dos selos ou com a integração de outra peça -  o Bloco. Na hipótese duma parcial apresentação dos selos emitidos, ainda se deve considerar a escolha dos primeiro e último da série para valorizar esta peça filatélica.

          

                

 

      2.  O carimbo tem a designação filatélica de "Marca Postal" e indica sempre a data e a localidade onde se efetuou a obliteração dos selos, mas o "carimbo de primeiro dia" apenas é utilizado na data que nele consta e geralmente inclui a indicação "Primeiro Dia". Os carimbos de "emissões comemorativas" também indicam o nome do evento ou da emissão. 

       A Marca Postal deve ser nítida e leve, sendo por vezes repetida, mas sem sobrepor-se aos selos ou à ilustração, para fins de colecionismo, na classe Marcofilia. Considera-se elemento para valorização do FDC quando apresentar desenho concordante com a imagem do selo e/ou com a ilustração do sobrescrito.

                     

 

        3.   A ilustração é elemento indispensável para a qualificação do FDC. Mas pode não se reportar à temática e apenas conter imagem simbólica / legenda do evento ou da entidade que emitiu o sobrescrito, como se verifica nos dois FDCs seguintes.

           

            No FDC de Macau repare-se na indicação "VENDA DE SELOS", em vez de "Circulação",                                                       e na legenda em carateres chineses.

            No FDC de Israel, note-se que os selos têm uma "bandelete" com o emblema nacional,                                      e que a legenda da ilustração apenas indica "13º Aniversário do Estado".

                

 

           Para valorizar o FDC a ilustração deve ser idêntica à imagem do selo ou de um dos selos da emissão para que o FDC  seja designado "duplo", tal como o seguinte:  

            

        Quando são concordantes a ilustração, o carimbo e o selo dum FDC, este é designado TRIPLO, ainda que apresente apenas alguns selos da emissão, valorizando a pontuação se forem os inicial e final da série.

             

          4. Maior valor é conseguido quando o Sobrescrito de Primeiro Dia tiver sido "circulado", isto é, expedido pelo serviço dos correios e recebido pelo destinatário, ainda que não conste um carimbo de receção/controlo.

           Verificando-se ter havido um registo, que é o melhor comprovativo desta última étapa na vida do FDC, consegue-se a totalidade da valorização, tal como acontece no que escolhi para finalizar este apontamento.

                    

    

  5. A ilustração ocupa geralmente o espaço (total ou parcial) à esquerda do FDC, normalmente é multicolor, e inclui a legenda "Primeiro (ou 1º) Dia de Circulação (ou emissão)".  No entanto, a ilustração também pode preencher a totalidade da frente do sobrescrito, mas neste caso terá uma cor única, com tonalidade leve para não prejudicar a legibilidade do carimbo, sendo o desenho global em tons mais escuros.      

 

         

 

       

 

 

 

 

 

 

      

 

Leave your comments

0
terms and conditions.

Comments