Chá Long Jing - Chá do (Poço do) Dragão
O chá cultivado junto ao Lago do Oeste, na área de Hangzhou, chamado "Long Jing" que significa "Poço do Dragão", é o mais famoso chá verde da China, reportando-se a uma lenda com mais de 1700 anos ...
Imagem do saco para transporte da embalagem em lata dos pacotes de chá - QIWANGLONGJING TEA.INSTITUTE
A lenda que tem sido transmitida desde a Dinastia Ming, refere que foi encontrada durante a escavação do poço uma grande pedra com o feitio dum dragão, e que no local se construiu mais tarde o templo Hu (Tigre) Gong. O Imperador Qianlong gostava de passar pela cidade Hangzhou e, quando uma vez visitou aquele templo, terá com as suas mãos plantado dezoito arbustos de chá que ainda hoje existem, agora grandes árvores com cuidada produção anual, no sopé do monte Shi (Leão) Feng Shan. Também o grande poço ainda existe, com águas muito densas que, observadas depois duma chuvada, mostram ondulação sinuosa parecendo o movimento dum dragão.
As folhas do chá são torradas logo depois de colhidas ainda verdes, para não se verificar o normal processo de oxidação e a infusão deste chá obtem o melhor paladar com água a 75º graus, não devendo utilizar-se bules de porcelana, mas só em prata ou cerâmica com especial fabrico para essa finalidade.
Salão do Chá flutuante no Lago do Oeste.
Conjunto de cerâmica : Bule com gravura pintada dum dragão
e taças com interior vidrado e inscrições em chinês.
Bule em cerâmica chinesa de Cantão, com imagem em relevo dum dragão.
Bule em prata gravada. Segura-se pela cauda do dragão, e pela boca sai o chá.