ONDE ESTÁS ?
Não corra atrás das borboletas pelos prados, quando pode encontrá-las nas folhas dum classificador filatélico ou num envelope guardado há mais de meio século !
Apenas na segunda metade do séc. XX foram emitidos os primeiros selos da temática borboletas, tendo Portugal sido pioneiro com a série de 20 selos posta em circulação na colónia de Moçambique em 28 de Maio de 1953. Envelope do 1º dia, obliterado em Lourenço Marques, com 3 selos desta série.
As borboletas são uma referência dos ambientalistas para a preservação da fauna em perigo de extinção.
Envelope do 1º dia da circulação e carimbo na Foz do Iguaçu em 5-6-1986, série comemorativa da Preservação da Fauna Brasileira. O habitat das borboletas não é apenas o local onde as encontramos esvoaçando, mas toda a região geográfica onde proliferam ou são sedentárias.
****** ******** *****
As borboletas encontram-se na Natureza, no habitat da origem quando não sofrem ataques de predadores ou a civilização ainda lánão chegou, como as Ilhas do "Novo Mundo".
Fugindo ao aquecimento global ou procurando novas áreas para sobrevivência, muitas espécies de borboletas são migradoras e podem voar milhares de quilómetros, tal como a "Monarca" que é originária do México mas chega à Austrália e ao norte da Europa.
******* ********** ******
A imagem da borboleta significa graça e ligeireza, mas tem outros simbolismos na sociedade, estando especialmente ligada ao turismo em muitas emissões filatélicas.
Leave your comments