Rei, Raínhas e Monarcas

by Feliciano Flor
Visualizações: 5014

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

                          NOBREZA  DAS  BORBOLETAS  - Maximafilia 
 
MORPHO MENELAUS - Selo da série francesa "Nature - Les papillons" - 4 valores, com carimbo do 1º dia de circulação, em 3-9-2010. Postal Máximo Triplo, com fotografia de Olivier Dupont que foi editado por Alain Baudry. Todos os selos com as asas das borboletas têm especial impressão em relevo.
 
 
 
 
      "Menelau" foi o Rei de Esparta, na Antiga Grécia, e o rapto da esposa Helena originou a Guerra de Troia (cerca de 1300 a.C.).
      A "Borboleta Azul", classificada por Lineu em 1758, pertence à Família dos Ninfalídeos. Um filme canadiano com este título, realizado em 2004, tem o actor William Hurt na personagem principal.
      O enredo leva um entomologista para a selva da Costa Rica acompanhando um rapaz canceroso, em fase terminal, que tem por último desejo encontrar a rara borboleta, pois acredita ser a cura para a sua doença, e assim aconteceu depois dum aldeão lhe oferecer um destes insectos.
 

 

ORNITHOPTERA ALEXANDRA -  Selo duma série 4 valores, emitida pela Nova Guiné, com carimbo do 1º dia de circulação, em 19-9-1988.  O Postal Máximo Triplo tem fotografia de Michael Pearsons, e foi editado pelo WWF (World Wide Fund for Nature) que também patrocinou a emissão dos selos.
 
 
 
A "Raínha Alexandra" apenas foi descoberta em 1907, por Lord Rothschild, que deu o nome à espécie homenageando a esposa de Eduardo VII, da Inglaterra. Esta borboleta pertence à Família dos Papilionídeos e tem habitat restrito na zona oriental da ilha Nova Guiné, ao norte da Austrália. Atingindo uma envergadura de mais de 30 centímetros e com o peso de 12 gramas, é a maior borboleta do mundo.
 
                                                 *******                                               ********
 

 GONEPTERIX CLEOPATRA - Selo da 2ª série "Insectos da Madeira" 4 valores, com carimbo do 1º dia de circulação, em 6-9-1998. Postal Máximo Triplo desenhado pelo naturalista José Projecto, com edição dos CTT.

         "Cleópatra" (69-30 a.C.) foi a última raínha da dinastia Ptolomaica no Antigo Egipto, e no filme com o mesmo nome realizado em 1963, Elizabeth Taylor protagonizou a lendária e formosa criatura.

    A borboleta do selo é uma subespécie nativa da Madeira, como indica um terceiro nome "... maderensis", mas a espécie comum que tem envergadura de 50 a 65 mm pode encontrar-se em várias regiões de Portugal, designadamente no Algarve. 

 

                                *******                                            ********

DANAUS PLEXIPPUS - Selo (Yvert 1260) duma série mexicana com quatro imagens diferentes, mas da mesma taxa e da mesma borboleta, emitida com o apoio da WWF, que também editou o Postal Máximo Triplo obliterado na cidade do México no 1º dia de circulação, em 30 de setembro de 1988.
 

 

       Na mitologia grega "Danaus" foi rei de Argus e pai de 50 filhas - as Danaídes. Esta borboleta, mundialmente conhecida por MONARCA, pertence à Família Ninfalídeos e o nome foi dado por Samuel Schudler em 1874, em homenagem a Guilherme III, porque sendo a maior migradora "reinava" sobre vastos domínios, tal como o Rei da Inglaterra.
        A Monarca é a maior borboleta diurna na Europa, com envergadura de 85-95 mm, mas aparece apenas na zona mediterrânica.