Selos Flores mais antigos

by Feliciano Flor
Visualizações: 3888

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

     No Catálogo DOMFIL - " Flores Y Setas ", editado em 1990 (Barcelona), ainda consta que o primeiro selo da temática flores terá sido emitido em 1897 na  Nova Gales do Sul  (Austrália). Entende-se actualmente tratar-se de um "semi postal" e as duas flores estilizadas (provavelmente a flor local "actinotus helianthii") que aparecem na zona esquerda do selo são apenas motivo secundário, uma vez que este selo, cor de rosa e azul, mostra uma Alegoria à Caridade- as duas figuras femininas ao centro como motivo principal, além de conter as legendas "Consumptives Home " (Sanatório) e " Diamond Jubilee"  alusiva à Raínha Vitória.

 
                       
 
 
 
 

 

 Os Catálogos mais recentes, na opinião quase generalizada dos coleccionadores, incluem os selos mostrando uma flor como motivo principal ou exclusivo apenas a partir de 1925, ano em que se registaram 3 emissões de referência, em distantes latitudes : Bolívia - Comemorativo do Centenário da República, valor 10c. - Cantua buxifolia; Holanda - emissão Pro-Infancia, valores 2, 7 1/2 e 10 c. - Lírio, Níspero e Rosa; Portugal - emissão Companhia de Moçambique, 12 c. - Flor do algodão.
 
          
                    
   
 
 Na Áustria emite-se um selo com a Rosa, destinado a franquiar a correspondência de Ano Novo em 1937 e no Japão, também neste ano foram emitidos 2 selos mostrando a flor da ameixeira, embora muitos filatelistas entendam que o primeiro selo da temática seja o emitido no Dia da Proteção Judicial, em1947.
 
 
 
                           *******                        ********
 
 
     
 
 
Só no início da década de 50 começaram a emitir-se as principais séries: na Hungria em 1950, com 5 selos e diferentes taxas; na Alemanha, em 1951, com 2 selos comemorativos duma exposição de Jardins e Flores, no Sarre. Israel, comemorando o 4º centenário do Estado em 1952, emitiu 3 selos com diferentes paisagens e a flor do cardo, o cravo e a rosa.
 

As imagens dos selos que antecedem, excepto o da Companhia de Moçambique, foram retiradas dum Catálogo DOMFIL , 26ª edição - 2002. 

Os selos seguintes (e o da excepção anterior) fazem parte da coleção do autor deste Site.

Emissão " Flores Indígenas" de TIMOR, 1950 - 10 selos diferentes.

 

Emissão da Hungria - 1951, com 5 valores e diferentes selos.
 

Emissões de Israel : 1952 - Lírio, Ano Novo Judeu; 1953 - Anémona e 1954 - Linho , comemorativos do 5º e do 6º aniversários do Estado.

  Emissão completa de MACAU - 1953, no envelope do 1º dia de circulação.