Dragão
 

Em 1465, Guildas Magnus sublinhou, na sua obra "Ars Draconis", que o poder e a magestade do mítico dragão mereciam "estudos diligentes por parte dos homens sábios". Este pequeno trabalho, síntese de longos textos e demorada recolha das ilustrações adequadas, apenas tinha por objectivo satisfazer a curiosidade do autor. A posterior organização dos capítulos já teve em vista a divulgação entre familiares e amigos.

 Trabalho Dragão
 

O dragão foi o animal fabuloso da imaginação medieval. No Oriente é ainda a representação do poder temporal e do princípio activo Yang. Porém, continua como imagem generalizada do mal e da adversidade na cultura ocidental e para o cristianismo. Explorando melhor a rica carga espiritual do simbolismo, poderemos aceitar o dragão como uma reconciliação das forças opostas, numa pesrpectiva dinâmica deste mito que envolve pensamento e arte.

Em Macau disseram-me que o dragão é um animal cultural ! Na verdade, até hoje ainda ninguém conseguiu ver algum ... Excepto aqueles que já aprenderam a conhecê-lo ! Você, homem sábio, poderá encontrá-lo nestas páginas . 

Filtro     Listar 
Título do artigo Acessos
1 Dragão submerso 1480
2 Dragão de Komodo 1820
3 Outros Dragões 2227
4 Ainda o encontramos ... 2460
5 O Dragão Lusitano 2897
6 Antiguidade 2584
7 Idade Média 2937