Castelos da Europa

by Feliciano Flor
Visualizações: 5671

Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

               Castelos da Europa

    As diversas peças que se agrupam neste artigo, com apontamentos informativos,constituem a segunda parte do trabalho "História e Filatelia", abrangendo apenas emissões do Reino Unido, da França, da Itália e da Espanha. Pelas referências histórica e filatélica, reunindo valiosa mostra de elementos, escolhi um famoso castelo romeno para início desta abordagem.
 

       O castelo Hunyady, mais conhecido por "Castelul Corvin", foi construído em estilo gótico, no séc. XIV, pela família Anjou, tendo sido oferecido pelo Imperador Segismundo à família Corvin, em 1409. O Príncipe Vlad III, esteve ali aprisionado (durante 7 anos) por John Hunyadi que terá executado seu pai Vlad II Dracul, em 1462. O castelo-palácio (com 50 salas) foi inspiração para a obra "Conde Drácula" de Bram Stoker, sendo atualmente Museu e Monumento Nacional. 

      

Postal Máximo Triplo, pela concordância das imagens (postal, selo e carimbo). "Carte Postala" executado pelo "Cercul Filathelic de Hunedoara", tendo o nº 42 no verso, com tiragem de 500 ex., para comemorar o 25º aniversário da  Exposição "Corviniana", mostrando o carimbo aposto a data de 19 - IX - 1983. O selo foi emitido em 1982, tendo a referência Yvert 3236, mostrando na parte inferior do emblema a figura dum corvo e uma faixa com a legenda "Hunedoara" - cidade que deu nome ao distrito, na zona ocidental da Roménia.

 

                 CASTELOS DO REINO UNIDO

O conceito de "castle" abrange não apenas o edifício de construção militar para defesa das populações em redor, mas também o grupo de edifícios medievais, rodeados com forte muralha e torres dominando zona estratégica de território, e ainda o palácio com torreões e ameias, assegurando a defesa da família nobre residente por pequena força militar também aquartelada.

   
A primeira emissão remonta a 1955, com 4 selos, que incluiu o Castelo de CARRIKFERGUS, situado na Irlanda do Norte.
 

                 

 Em 1878 foi emitida a série Castelos-Palácios, da qual fizeram parte HAMPTON COURT  e a WHITE TOWER.
 
 
       
 
 
 

Da reedição efetuada dez anos mais tarde, mostram-se os castelos de EDIMBURGO, na Escócia, e de WINDSOR, na INGLATERRA.

      

 

O castelo de CAERNARVON, situado em Gwyneed - Gales do Norte, foi construído pelos celtas no séc.XI.
 
                
 
 
A emissão comemorativa da investidura do Principe de Gales, que consta deste "First Day Cover" incluiu 3 diferentes imagens do castelo: King's Gate - três torreões iguais, Eagle Tower - com duas bandeira, e Queen Eleanor Gate - torre com porta recuada, e ainda um selo com a fotografia do rosto do Príncipe. O selo de taxa 9d. também aposto no FDC e obliterado pelos correios de Fareham - Hampshire, tem o desenho duma Cruz Celta.
 

                                             

                   CASTELOS  DA  FRANÇA

 "Chateau" não designa apenas a fortaleza medieval ou a tradicional arquitetura militar destinad ao aquartelamento de tropas. Para os franceses a palavra abrange toda a "casa poderosa", o palácio e a residência senhorial, que tenha sido edificado ou reconstruído por famílias nobre, proprietários feudais e com autoridade sobre as terras em redor, desde que apresente integrada ou adjacente uma estrutura defensiva.  
 
 

  Considerado a maior fortaleza da Europa, o castelo de FOUGÉRES fica situado na Bretanha, e o castelo de LOCHES, no rio Loire, foi corte de Charles VII com uma enorme torre de Menagem, datando ambos do séc. XI.

    

         
 
 
O castelo HAUT-KOENIGSBOURG, situado na Alsácia, data do séc. XII e foi reconstruído para Palácio Real no séc. XVI e oferecido a Guilherme II, factos que justificam o nome, tendo sido confiscado pela França após a 1ª Guerra Mundial. 
 
               
 
 
 

 O castelo de FOIX, nos Pirineus médios, já constou em 1002 do testamento de Roger II, mas só no séc. XIV e até 1607 foi residência dos Condes de Foix que eificou a terceira torre com 3 pisos. No séc. XIX foi utilizado como prisão.

                   

 
 O modelo "Renaissance" do castelo, apenas se eleva a 2 ou 3 pisos, tem telhados em pirâmide e cúpulas cónicas, com bordadura de largas ameias.
O castelo ARNAC-PMPADOUR foi construído no séc. XI a sul de Limoges. Celebrizado na época de Luís XV, que o restaurou e presenteou a Madame de Pompadour, acabou por ser adaptado a coudelaria da raça anglo-árabe no séc. XIX, transformando-se um jardim interior num hipódromo. 
 
                
 
 
 

 caSTELLO  (ou CASTEL)   e  "ROCCA" (Fortaleza)  DA   ITÁLIA 

 A emissão filatélica dos caastelos da Itália teve 24 selos e foi iniciada em 22 de setembro de 1980, com diferentes imagens e valores desde as 5 liras - o famosa castelo de Sant' Ângelo em Roma, até às 1000 liras - castelo de Montagnana em Pádua.

 
        
 

 

ROCCA é a designação atribuída a um conjunto fortificado, constituído inicialmente (séc.s XI e XII) apenas por uma torre quadrangular ou trapesoidal, que mais tarde foi rodeada por torres cilíndricas ou cónicas ligadas por muralhas. 

ROCCA DI URBISAGLIA - situada na costa adriática. A torre maior data do séc. X. Cinco torres cónicas construídas no séc. XIII,  apenas uma dando acesso ao conjunto. ROCCA DI MONDÁVIO - situada na "Montanha dos Pássaros", foi construída em fins do séc. XV e pertenceu à família Rovere até à unificação da Itália em 1860. ROCCA MAGIORI - situada em Assis (Perugia) foi edificada no séc. XIII e reconstruída pelo Cardeal  Gil de Albonoz.

 

  
 
 
 

  Duas séries com objetivos turísticos e de colecionismo, emitidas em 1976 e 1977, também incluiram castelos com caraterísticas diferentes:

 CASTELLO DI FENIS - situado em Aosta, nos Alpes ao norte de Milão, com planta pentagonal e três níveis de muralhas, e CASTEL DEL MONTE - situado em Apúlia, próximo da costa do Adriático, constituindo edifício único com torres em prisma octogonal.

     

 

  A "Associazione Italiana di Maximafilia" executou dois Postais Máximos com selos de diferentes emissões, mas imagens do mesmo castelo.
CASTELLO  SANTA SEVERA - situado 50 Km ao norte de Roma, no porto de Santa Marinela e construído no séc. VII, datando a Torre Serracena do séc. IX, com a torre cilíndrica erigida no séc. X. Esteve ligado ao comércio marítimo de famílias nobres e foi no séc. XV doado pelo Papa Sisto IV ao Instituto do Espírito Santo, assim se mantendo até 1980. Atualmente é designado Castelo Odescalchi, nome da família proprietária. 
 

 

  

 

                      

 

 

 

  CASTILLO  E "ALCÁZAR"  DA  ESPANHA

A primeira emissão prolongou-se em séries anuais de 1966 a 1972, com valores desde os 10 ctm (castelo de GUADAMUR) até 10 pesetas (castelos de PEDRAZA e de BELVER), e também algumas taxas (p. ex. de 1 e 10 pesetas) tiveram imagens de diferentes castelos. 
 

           

              GUADAMUR, em Toledo - séc XV                                        BELMONTE, 

Para os espanhois a palavra "Castillo" designa tradicionalmente um conjunto de edificações composto por uma torre de menagem habitável (para residir o Alcaide ou o senhor Nobre, com seus familiares) e um páteo de armas, completado por outros edifícios para residência de militares, armazem e cavalariça, cercado de muralhas e torres defensivas.

   
 
      VALÊNCIA DE D. JUAN                          REGANO                                             PEDRAZA
 
 
                 
 
Envelope do 1º dia de circulação de um grupo de selos da emissão "CASTILLOS ESPANOLES", em 24 de junho de 1970, mostrando na ilustração o castelo de MONTEREY (séc. X), situado na Galiza e também na imagem do selo taxa 1,20 pesetas, e o último selo com taxa 10 peseta - castelo de BELLVER (séc. XIV), próximo de Palma de Maiorca.
 

 A palavra " AL-QAÇR" que designa castelo em árabe, permaneceu no castelhano - ALCÁZAR e na língua portuguesa - ALCÁÇOVA, com o significado genérico de casa real ou nobre, podendo ser fortificada ou não. 

                        

O Alcázar de Segovia foi construído no séc. XII pela dinastia dos Trástamara. As nove torres e os edifícios datam dos reinados de Alfonso X e Juan II. Neste Alcázar, em 1474, Isabel - a Católica proclamou-se a si mesma Raínha. Os selos seguintes mostram o Alcázar de VILLALONSO, situado em Zamora, residência da família Alvarez no séc.XVI, e depois do Conde Juan Alonso, e o Alcázar de JARANDILHA, situado em Cáceres, que foi residência dos Condes de Oropesa.

                  

 

 
    CASTILLO DE LA MOTA, construído no séc. XII, é conhecido pelo nome "Castelo do Monte" e fica situado em Medina del Campo. Pelo seu valor estratégico e arquitetura militar, foi designado " Gran Torre de Castilla".
 
 

                 

 Postal Máximo executado pela ASEMA (Associacion Espanola de Maximofilia) com carimbo comemorativo da "Copa" das Corridas de Galgos - janeiro de 1988.

             

         

             

    

 

 

 

 

 

 

                         

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave your comments

0
terms and conditions.

Comments