I - Borboleta, onde estás?

by Feliciano Flor
Visualizações: 6799

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
         ONDE ESTÁS ?

 

Não corra atrás das borboletas pelos prados, quando pode encontrá-las nas folhas dum classificador filatélico ou num envelope guardado há mais de meio século !
 
 
 
 

Apenas na segunda metade do séc. XX foram emitidos os primeiros selos da temática borboletas, tendo Portugal sido pioneiro com a série de 20 selos posta em circulação na colónia de Moçambique em 28 de Maio de 1953. Envelope do 1º dia, obliterado em Lourenço Marques, com 3 selos desta série.
 

 

As borboletas são uma referência dos ambientalistas para a preservação da fauna em perigo de extinção.
 

Envelope do 1º dia da circulação e carimbo na Foz do Iguaçu em 5-6-1986, série comemorativa da Preservação da Fauna Brasileira. O habitat das borboletas não é apenas o local onde as encontramos esvoaçando, mas toda a região geográfica onde proliferam ou são sedentárias.

  

      ******                ********                    *****

 As borboletas encontram-se na Natureza, no habitat da origem quando não sofrem ataques de predadores ou a civilização ainda lánão chegou, como as Ilhas do "Novo Mundo".
 
      
 
 
 Fugindo ao aquecimento global ou procurando novas áreas para sobrevivência, muitas espécies de borboletas são migradoras e podem voar milhares de quilómetros, tal como a "Monarca" que é originária do México mas chega à Austrália e ao norte da Europa.

 

 

    *******                            **********                    ******

 A imagem da borboleta significa graça e ligeireza, mas tem outros simbolismos na sociedade, estando especialmente ligada ao turismo em muitas emissões filatélicas.
 
 
           
 
 
 
 

           

 

           

 

 

Leave your comments

0
terms and conditions.

Comments